Na aula de hoje, discutimos sobre mais conceitos relacionados às novas tecnologias. O mais interessante é perceber que todos eles estão intrinsecamente ligados.
HIPERTEXTO - Possibilidade de navegação de um texto para o outro através de diversos links.
INTERATIVIDADE - Possibilidade de comunicação entre todos os envolvidos .O termo é tão complexo e se confunde de tal forma com INTERAÇÃO que o autor Alex Primo não o utiliza mais.
Em seu novo livro ele se refere à Interação Mediada por Computador.
SIMULAÇÃO - Este é outro termo que também é confundido constantemente. Há a tendência de confundir simulação com representação. Mas a representação tem que ser fidedigna ao objeto que ela está representando, enquanto que a simulação, parte da realidade mas não se prende a ela. Os filmes de ficção científica são bons exemplos disso.
REDE - O termo se inspira na concepção de rede mesmo, aquela que os pescadores usam. A idéia é de pontos de ligação. No caso que estamos analisando, são as máquinas interligadas por cabos, que por isso podem compartilhar informações.
INTELIGÊNCIA COLETIVA- Trata-se da concepção de que todos podem produzir e devem ter espaço para isso, não apenas os grandes. COmo no exemplo da música. A produção não pode ficar restrita ao crivo da indústria fonológica, todos podem produzir e ter como veicular seu produto. Pois todos são capazes e não apenas os que são "selecionados" pelos grande.
PORTAL- André Lemos compara os portais a currais, onde você entra e fica restrito ao espaço que lhe é disponibilizado. Por exemplo o Globo.com, embora se defina com site, trata-se de um portal, pois, todas as suas possibildades de navegação recorrem às pré-selecionadas pela Globo.
Enquanto que os sites não lhe prendem, de um, quase que imperceptivelmente passamos para outro.
Haja complexidade. Os termos são tão complexos quantos os seus reais significados, mas já é uma ponte para comerçarmos a entedê-los. O que não podemos é ficar alienados.
Este termo é bastante conhecido e dispensa apresentações.
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário